Sobre nós

 

A educação para a saúde inclui-se entre as múltiplas responsabilidades da escola atual. A organização curricular do ensino básico contempla a abordagem da promoção da saúde, quer na vertente interdisciplinar, quer integrada nas diferentes áreas curriculares.

Educar para a Saúde consiste em desenvolver competências capazes de permitir às crianças, jovens e, até mesmo, adultos da comunidade educativa, fazer opções e tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental.

Pretendemos que as escolas do nosso Agrupamento sejam Escolas Promotoras de Saúde, ao incluir a Educação para a Saúde no Currículo e programando atividades no âmbito da saúde escolar. A promoção da saúde é, para nós, uma estratégia prioritária.

Para o ano lectivo 2011/2012, apresentamos o projeto “ Saúde em movimento”. Este projeto está alicerçado em dois aspetos basilares: a promoção da saúde (da saúde oral, da alimentação saudável, da atividade física, da sexualidade, etc) e a prevenção (das doenças sexualmente transmissíveis, do consumo de drogas, da violência em meio escolar, etc).

Com o projeto “Saúde em Movimento” pretendemos promover estilos de vida saudáveis através de uma parceria enérgica entre escola, família e comunidade em geral, contribuindo assim para a saúde individual e comunitária.